quarta-feira, 15 de agosto de 2007

..sobre sonhos e pessoas

Sabe a falta de sono durante a noite? Faz escrevermos coisas extremamente estranhas e muitas vezes verdadeiras, e pela manhã quando acordamos damos de cara com um "eu" que não lembrávamos que existia.
Talvez por distração, deixamos sobressair o nosso "eu" profundo e dominar esse teclado durante uns pequenos minutinhos.
Sabe a irritação? A inquietação? Ansiedade e curiosidade? Tudo isso tira toda a possibilidade da nossa racionalidade oculta. Emburrece na maioria das vezes e nos deixa meio perdidos quando tratamos de assuntos que exijam sensibilidade.
Eu ultimamente estava me sentindo nesse segundo caso, presa em mim, e como vocês podem ver, o blog ficou um tempo longo sem ser atualizado e de forma descente. A Vantagem nisso é ZERO! Não pelo fato de interromper a vagabundagem poética, mas pelo fato de que não produzi nada nesse meio tempo. Anyway, passado o momento de lamentação vomitado pela minha necessidade de expressão fútil sobre isso, voltaremos ao que inspira-me nesse momento: os sonhos.
Hoje, mais cedo, conversei com um amigo sobre os sonhos pessoais (lembrando que sonhos pessoais não tem nada a ver com sonhos egoístas). Sabe? Todos tem sonhos, mas ninguém tem consideração pelo sonho do outro. É simples: se você depende de alguém para que realize seu sonho é provável que você NUNCA irá realiza-lo (sim, cuidado com as pessoas), elas não estão nem aí pra você ou o que você está passando (normalmente, é claro, não estou me referindo a fatos isolados).
O egoísmo é uma coisa muito séria, infelizmente, todo mundo é egoísta, e não adianta dizer que você não é, porque você é! (Eu sei que você não estava preparado pra ler isso, eu sei, desculpa!) Por esse fato estamos fadados a nos matar para realizarmos nossos sonhos e a sempre depender de um individuo para que realizemos ele. Começo a achar que é por isso que as pessoas matam as outras (ok, viajei feio).
Ok, vamos dizer que você não seja egoísta e não dependa de ninguém para realizar o seu sonho alem de você. Cara, você é abençoado e não sabe!
Eu tento não ser egoísta, acho que cabe ao ser humano a missão de tentar se melhorar, portanto tento não ser egoísta, mas sei que não sou capaz de me livrar disso sozinha. E sei também que até que meus sonhos só dependam de mim e Deus ainda demorará muito, a estrada é muito grande até lá. Portanto, to indo resolver umas pendengas no mundo dos sonhos.

Paz!

Um comentário:

Danda disse...

Todo ser humano é egoísta em essência, e mesmo os menos egoístas cometeram ou cometerão atos de egoísmo. Por isso mesmo não vou dizer que não sou, seria hipocrisía demais...Mas não acredito que as pessoas sonhem coisas que dependam dos outros, não necessariamente, egoisticamente, e sei la mais o que mente..

Pense só, acho q o egoísmo atrapalha apenas pessoas muito bobas. E atrapalha sonhos meio estúpidos apenas. E também planos. E planos não são necessariamente sonhos, entende?

Imagina: "o sonho da minha vida é casar com fulaninho e ser feliz pra sempre com ele, blábláblá"
Isso é um sonho egoista.
ponto 1 - depende do fulaninho
ponto 2 - será q fulaninho quer casar com ela?
ponto 3 - se fulaninho não quiser, o sonho dela acaba.
ponto 4 - ela se importa com fulaninho? Possivelmente não, já que tornou um sonho conjunto uma coisa dela..

o certo seria: fulaninho e fulaninha sonham em se casar e ser felizes pra sempre.

entende meu ponto?

Um sonho certo, realizável, seria: Quero estudar muito, me formar e ser um bom profissional.
Isso depende basicamente de você, e mesmo que dependa de outras pessoas, não envolve egoismo na dependência.
ponto 1 - você precisa estudar, se esforçar por você mesmo.
ponto 2 - você trabalha, ok, depende do seu emprego. Mas isso não envolve egoismo, envolve?
ponto 3 - Se envolver egoismo, não tem a ver com o sonho diretamente.
ponto 4 - Fulano quer apenas uma vida estável. Isso seria um sonho ou um plano? A impossibilidade de realização é o que transforma um plano num sonho?

Bem, acho que estou matutando demais. É Renata, você me fez ficar pensando em sonhos, planos, possibilidade e egoismo.

Se eu sonho sonhos que dependem apenas de mim? Penso que sim. Acho que não tenho sonhos que dependam de mais alguma coisa além de mim e da vida. Do meu esforço. De determinação por eles.

mais um ponto: A modernidade faz com que sonhos que dependiam de outra pessoa possam ser realidade. Exemplo? Ter filhos. Eu não preciso necessariamente casar, ou fazer sexo com alguém pra tê-los. Inseminação artificial está ai pra isso ;D

É realmente um assunto cheio de relatividades, paradoxos, contradições...

Maas, "sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade".

bjoos Rê ^^